Como se prevenir dos juros abusivos?
Muitas pessoas não têm o conhecimento que podem estar pagando juros abusivos, isso acontece por vários motivos, mas hoje vamos te dar dicas para não passar por isso e só pagar o valor justo a ser cobrado.
Não feche um negócio de primeira
Por mais que você queira realizar seu sonho, por exemplo, a compra de um carro ou de imóvel, a dica é fazer uma pesquisa antes de fechar o negócio. Isso porque as instituições financeiras cobram taxas diferentes e se você não ficar atento, vai acabar perdendo dinheiro. E é claro que você não quer isso. Vai levar mais um tempinho, mas fazer essa pesquisa é o que vai te ajudar a não ter dor de cabeça no futuro.
Ler atentamente o contrato
Vamos supor que você escolheu a instituição financeira. Agora chegou o momento de assinar o contrato. Muitas pessoas acabam desistindo de ler o contrato em razão daquelas letras tão pequenas, mas você não deve deixar pra lá. O ideal é levar o contrato para casa e ler com bastante calma. E caso conheça alguém que entenda mais do assunto, não se sinta constrangido em pedir ajuda.
-
Valor dos juros ao mês;
-
Juros ao ano;
-
Custo efetivo total ao ano.
Muitas vezes, algumas instituições que agem de má fé, colocam algumas cláusulas, cobrando por serviços que você nem contratou. Por isso que é tão importante ler todas as linhas do contrato.
Depois do contrato assinado, o que fazer?
De repente, você deixou escapar algum detalhe e só depois que assinou o contrato, percebeu que estavam sendo cobrados juros abusivos. Nesses casos, tem como reverter a situação, mas o ideal é você pedir ajuda para quem entende do assunto. A ASDECON é especializada em análise contratual, redução de juros abusivos, forma ágil e com qualidade, entre em contato conosco pelo telefone +55 091 3228-4825 / 3228-4613